POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS
Na ORIMA - Mário Miranda de Almeida, SA a
confidencialidade e integridade dos dados pessoais dos parceiros, clientes ou fornecedores
é uma das nossas preocupações. A utilização destes dados será usada para fins
claramente identificados e em conformidade com o Regulamento Europeu
(Regulamento (UE) 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de Abril
de 2016), relativo à proteção das pessoas singulares no que diz respeito ao
tratamento de dados pessoais e à livre circulação de dados pessoais.
Neste âmbito a presente Política de
Proteção de Dados Pessoais estabelece a forma como a ORIMA irá utilizar os seus
dados pessoais.
Nos termos legais são
considerados "dados pessoais" qualquer informação, de qualquer
natureza, relativa a uma pessoa singular identificada ou identificável, pelo
que a proteção não abrange os dados de pessoas coletivas.
Mediante a aceitação da
presente Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais o utilizador
presta o seu consentimento informado, expresso, livre e inequívoco para que os
dados pessoais fornecidos, direta ou indiretamente, através do site www.orima.pt sejam incluídos num
ficheiro da responsabilidade da ORIMA, cujo tratamento cumpre as medidas de
segurança técnicas e organizativas adequadas nos termos definido no
Regulamento.
Os dados presentes
nesta base são unicamente os dados prestados pelos próprios na altura do seu
registo, sendo recolhidos e processados automaticamente pela ORIMA, nos termos
aprovados pela Comissão Nacional de Proteção de Dados.
1. FINALIDADE DOS
DADOS PESSOAIS RECOLHIDOS PELA ORIMA
A ORIMA requer ao titular de dados pessoais, o
consentimento livre, especifico, informado e explicito para o tratamento de
várias categorias de dados pessoais, em conformidade com as exigências da sua
atividade, fundamento legal, ou atividade dos seus parceiros, nomeadamente no
âmbito do cumprimento de imperativos legais, relações contratuais ou
pré-contratuais, auditorias, integridade e segurança de instalações e
equipamentos, gestão de relações comerciais, serviços contratados a terceiros (Centros de Assistência Técnica, Empresas de Serviços de Transporte,
Seguradoras de Crédito) ou para fins de comunicação e marketing.
2. MEDIDAS DE
PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS
Apesar de existir sempre risco dos dados poderem
circular sem condições de segurança, a ORIMA dispõe internamente de um processo
de registo contínuo e atualizado das atividades de tratamento de dados pessoais
que realiza, de forma a evitar perda, má utilização, alteração, acesso não
autorizado ou apropriação indevida dos dados pessoais que lhe sejam facultados
pelos titulares, sem prejuízo da falibilidade das medidas de segurança da
Internet.
Os dados pessoais são conservados apenas durante o período em que forem
necessários no âmbito da finalidade para a qual os mesmos foram recolhidos, ou
mediante solicitação do respetivo titular, período a partir do qual serão
anonimizados ou destruídos.
Nos casos em que existe um prazo de conservação de dados imposto por lei, só
pode ser exercido o direito ao apagamento, terminado esse prazo.
3. DIREITOS DO TITULAR
DE DADOS PESSOAIS
Sem prejuízo do ponto anterior, o titular dos dados
pessoais tem o direito de requerer à ORIMA, o acesso, retificação ou apagamento
dos seus dados, bem como a limitação ou portabilidade para outras entidades.
Nos casos em que existe um prazo de conservação de dados imposto por lei, a
ORIMA reserva-se no direito de não executar o pedido, esclarecendo o titular
dos dados pessoais do respetivo fundamento ao titular interessado.
4. TRANSMISSÃO DE
DADOS PESSOAIS A TERCEIROS
A ORIMA no decurso da sua atividade, e após
consentimento prévio dos titulares dos dados pessoais em respeito aos
requisitos previstos no Regulamento de Proteção de dados, poderá transmiti-los
a terceiros, em cumprimento de deveres legais, regulamentares, pré-contratuais
ou contratuais.
Da mesma forma, a ORIMA poderá no decurso da sua atividade subcontratar outras
entidades para prestar serviços conexos, designadamente empresas de serviço de
transporte de mercadorias, centros de assistência técnica para prestar serviços
de pós-venda aos produtos comercializados pela empresa, bem como a companhias
de seguros de crédito.
5. RESPONSÁVEL
PELO TRATAMENTO DE DADOS PESSOAIS
A ORIMA é responsável pela recolha, tratamento,
conservação, anonimização e/ou eliminação de dados pessoais dos parceiros, clientes
ou fornecedores.
Qualquer questão relativa à utilização dos dados pessoais, deverá ser
apresentada para o endereço eletrónico dadospessoais@orima.pt, ou através de carta dirigida à Mário Miranda de Almeida, S.A., enviada
através de correio registado com aviso de receção para a seguinte morada: Rua
Padre Basílio Costa Morgado, nº 23/25, 3060-752 Corticeiro de Cima.
6. POLÍTICA DE COOKIES
Os cookies são pequenos ficheiros de informação que
ficam guardados no seu computador, tablet, telefone ou outro dispositivo com
acesso à Internet, através do navegador (browser). As informações retidas pelos
cookies são reenviadas ao servidor do site sempre que o browser abre uma das
suas páginas. Os cookies ajudam a determinar a utilidade, o interesse e as
utilizações de um site, permitindo uma navegação mais rápida e eficiente.
Evitam a introdução repetida das mesmas informações.
Não armazenamos informação de identificação pessoal nos cookies que utilizamos.
Também não usamos os cookies para direcionar publicidade aos nossos
utilizadores em função da sua navegação, nem para outros fins publicitários
próprios ou de terceiros.
8. RESOLUÇÃO DE
LITÍGIOS
Em
caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução
Alternativa de Litígios de Consumo, nomeadamente o Centro de Arbitragem de
Conflitos de Consumo do distrito de Coimbra, com site www.centrodearbitragemdecoimbra.com e sede na Av. Fernão
de Magalhães, nº 240, 1º, 3000-172 Coimbra, email geral@centrodearbitragemdecoimbra.com
9. DISPOSIÇÕES
FINAIS
Este documento está disponível em área acessível no
website da ORIMA.
A ORIMA poderá, sem necessidade de aviso prévio,
alterar a presente Política, designadamente em virtude de necessidade da sua
adaptação a eventuais alterações legislativas.